Recomendamos que dê uma quantidade de ração que seja suficiente para satisfazer ao filhote, ou seja, até que perceba que o filhote parou de comer…e somente uma vez ao dia. Indicamos a Reptomin da Tetra.
É ideal para esta espécie o uso da lâmpada especial para répteis, que substitue a luz solar…vc encontra nas casas de aquários.
Elas necessitam secar-se completamente, ao sol ou na luz da lâmpada, em local mais alto, fora da água.
Um filhote saudável alimenta-se bem, então não se preocupe enquanto estiverem comendo
…mais dicas:
Esta espécie é muito frágil quando se trata de diferenças de temperatura, aconselhamos sempre que mantenha o aquário em temperatura entre 29 e 30 graus, e quando trocar a água, que o faça por água da
mesma temperatura…para evitar choque térmico. Faça uso de termostato e aquecedor.
IMPORTANTE: Nunca retire o filhote do aquário para deixá-lo ao sol no chão da varanda…poderá morrer facilmente!
Este animal necessita dos raios solares, mas a maneira mais segura de obtê-los é através da lâmpada especial para répteis.
Respeite o horário de sol brando, antes das 10:00 e depois da 16:00 hrs.
Caso não tenha a lâmpada, coloque o filhote em uma bacia de bordas altas, com opção de sombra, e no meio da bacia com água, coloque uma pedra ou tronco onde possa subir e secar-se ao sol, completamente.
QUANDO SEU FILHOTE NÃO ACEITA BEM A RAÇÃO:
Procure aquecer a água em torno de 29 a 30 graus para que o filhote fique com o metabolismo mais alto, pois aí terá apetite.
Quando a água estiver em boa temperatura por uma hora, procure oferecer alimentos mais apetitosos que a ração, como : Peixe cru, carne moída crua com pouca gordura, frango também cru…pequenos pedacinhos que ela possa abocanhar…movimente a carne em frente á sua cabeça…se estiver saudável e aquecida não resistirá ao alimento….adoram minhocas também, vivas…dê pequenas quantidades, pois assim que perder o cheiro do sangue, elas perdem o interesse e a água poderá ficar suja demais…
Ofereça o alimento somente enquanto houver interesse do animal. Procure não acostumá-los apenas com carne, pois a ração será mais completa…poderá deixar boiando folhas verdes escuras, como espinafre, ou rúcula…(só não ofereça alface, pois terão diarréia). Plantas aquáticas serão bem apreciadas também…elas necessitam da vitamina A das folhas mais escuras…
Quanto ao tamanho do aquário, elas levam cêrca de 5 anos para chegar na fase adulta e aí vão precisar de espaço suficiente para poderem nadar e se virar dentro do aquário…!
QUANDO SUSPEITAR DE FUNGOS:
Procure nas patas e cabeça por manchas brancas, com aspecto de algodão: são fungos…que costumam proliferar-se em ambientes que reúnem 3 fatores: umidade, calor e falta de luz…..e matam o filhote …..se for este o caso, faça rapidamente o seguinte tratamento:
Vá a uma farmácia de uso humano e compre uma cartela de ” Permanganato de Potássio”.
O comprimido mancha a pele, então evite contato direto. Não é um tratamento dispendioso:
Dilua em 5 litros de água 1 comprimido e deixe aí o filhote por meia hora, repita isto depois de 48 hrs..
Evite fungos deixando uma fresta aberta na tampa do aquário, sempre.
De preferência utilize um fungicida na água, seguindo instruções do vendedor.
Boa sorte com seu filhote!
QUANTO AO SEXO:
Não será possivel identificar o sexo até que estejam com aproximadamente 15 cm…aí poderá comparar seu filhote com a fêmea adulta que está na contracapa do nosso folder ou em nosso site: www.reservaromanetto.com.br
A fêmea quando adulta é maior que o macho, mais colorida.
O macho é mais escuro, com manchas esbranquiçadas no casco, sem muitas das manchas laranjas que tinha antes…a cabeça é bem escura.
Quando alguém quiser doar um animal á fazenda:
Olá! Pedimos que faça uma declaração de doação deste animal para esta fazenda, anexe o Certificado de Origem e a nota fiscal que recebeu da loja e envie para nós via transportadora, várias empresas de ônibus fazem este serviço….mande para o endereço abaixo…
A caixa pode ser bem fechada, dentro desta vc poderá colocar uma caixa menor, forrada com tecido, jornal ou espuma e com furos pequenos…ela aguentará tranquilamente este percurso e a receberemos em Curitiba, de onde virá para a fazenda, em grandes lagoas onde temos todas as matrizes, ao pé da montanha Marumbi. Este animal viverá alí até o final de sua vida, pois somente iremos comercializar seus filhotes.
Sinta-se convidado a vir conhecer o criadouro e verificar pessoalmente as excelentes condições de vida destes animais.
Favor colocar os documentos do filhote em separado , dentro de um saco plástico, para que não amassem ou sujem.
Endereço:
Luiz Romanetto - RESERVA ROMANETTO
Rua São Januário, 106
Jardim Botãnico
Curitiba - Paraná
CEP: 80210-300
Fone (41) 3262-6995
Nosso fone na fazenda: (41) 3432-4045 ou (41) 9148-1378
QUANDO QUISER CONSTRUIR UMA PISCINA PARA SUA TARTARUGA…
Quando pretender construir um espaço diferenciado para seu filhote, faça-o com bordas altas e paredes muito lisas, pois esta espécie escala